Buscar
  • Carlos Rodriguez

HELENA LOSADA é Solista do Concerto da Primavera Zaffari

Atualizado: 4 de Out de 2019

A jovem soprano participa de uma das mais importantes séries de concertos do RS




Porto Alegre, 29 de setembro de 2019 (Foto extraída do site do Grupo Zaffari)


Concertos Comunitários Zaffari


Desde 1987, a Companhia Zaffari oferece à população eventos que contribuem para difundir a música erudita de forma gratuita. Os espetáculos apresentam obras de grandes mestres da música clássica, popular e contemporânea.


Atualmente, os eventos estão sob a regência e a direção artística do maestro Evandro Matté, à frente da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OCTSP).


Um dos concertos que faz parte da série é o Concerto da Primavera, que acontece todo o ano, no início da estação que lhe dá nome.


A série traz ainda Concerto do Dia das CriançasConcerto de Encerramento da Feira do Livro de Porto Alegre Concerto de Natal.


Em 2019, Helena Losada conquistou o segundo lugar em um dos principais concursos de canto lírico da América do Sul, o Concurso Maria Callas

Helena Losada, nossa soprano lírico coloratura


Tem 20 anos e é estudante no curso de Bacharelado em Canto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Natural de Buenos Aires, Argentina, mudou-se para o Brasil aos dois anos de idade. Iniciou seus estudos de música através do piano, aos 7 anos, e, um ano depois, fez sua primeira gravação num CD infantil. Começou a estudar canto popular em 2012. Iniciou seus estudos de canto lírico em 2016, ano em que também foi selecionada para o Coro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, com o qual se apresentou como corista e solista por dois anos. Em 2017, entrou para o curso de música da UFRGS; participou de diversos Saraus no Instituto de Artes; cantou no coro da ópera Don Giovanni, de Mozart; e interpretou a personagem Lauretta na ópera Il Maestro di Musica, de Pergolesi. Desde 2017, estuda canto lírico com o barítono Carlos Rodriguez.


Destaca-se como uma cantora de voz generosa, belo timbre, agilidade e de impressionante facilidade nos agudos.


Em 2019, Helena Losada conquistou o segundo lugar em um dos principais concursos de canto lírico da América do Sul, o Concurso Maria Callas.


O Programa do Concerto


Foram apresentadas obras de diversos compositores, de Mozart a Bernstein. No repertório vocal, foram cantados árias e duetos de óperas, operettas e musicais. Helena cantou a difícil e virtuosística "Je veux vivre", da ópera Romeu e Julieta, de Charles Gounod. Na sequência o baixo-barítono Daniel Germano cantou a famosa ária do Toréador, de Carmen, de Georges Bizet, e, logo depois, os dois solistas se uniram para interpretar os duetos "Lippen schweigen", da operetta A Viúva Alegre, de Franz Lehár; "Là ci darem la mano", de Don Giovanni, de W. A. Mozart; "Bess you is my woman now", de Porgy and Bess, de George Gershwin; encerrando sua participação com "All I ask of you", de O Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Webber.


Abaixo, trecho do ensaio pré-geral com a orquestra




0 visualização